Montar SquadSolicitar Orçamento

Blog

Nossas últimas novidades
Tempo de Leitura
3
min

Desenvolvimento de Apps: Scrum, sem Scrum Master

Muitas pessoas que trabalham com metodologia ágil se perguntam se um time pode funcionar bem dentro do Scrum sem necessitar de um Scrum Master. Afinal, essa é uma posição difícil de ser preenchida, apesar de ser bem badalada.
28 de novembro de 2019

Muitas pessoas que trabalham com metodologia ágil se perguntam se um time pode funcionar bem dentro do Scrum sem necessitar de um Scrum Master. Afinal, essa é uma posição difícil de ser preenchida, apesar de ser bem badalada.

O Scrum Master é, basicamente, o treinador de uma equipe ágil, alinhando e organizando todas as etapas de um projeto.

text

Dentre as muitas responsabilidades de um Scrum Master estão:

  • ensinar novos integrantes as “regras do jogo”;
  • prestar mentoria ao time;
  • emover os principais impedimentos que levam o projeto a sofrer atrasos e gargalos técnicos.

Além disso, essa figura atua como um verdadeiro líder do time, protegendo a equipe de influências externas e cuidando para que todos fiquem sempre focados ao objetivo final. É o Scrum Master quem vai assumir as responsabilidades e os riscos em nome de sua equipe.

Com tantos papéis fazendo com que ele fique em evidência, tomando conta da organização, treinando os princípios e práticas da metodologia ágil a quem quer que chegue para complementar o processo, fica a pergunta:

Tem como fazer Scrum sem Scrum Master?

Na verdade, tem sim. Ou, pelo menos, deveria ter.

Um time focado em metodologia ágil deve ser capaz de se auto estruturar e administrar, visto que as etapas dentro de um processo de Scrum são complementares e necessitam do foco de várias pessoas.

Assim, sempre que um time ágil encontrasse dúvidas dentro do projeto, poderia discutir soluções entre as pessoas de etapas complementares, fazendo com que a engrenagem funcionasse por si só.

Funciona mais ou menos assim: se a pessoa C detecta um problema na sua etapa, pode tentar dissolver o obstáculo com a pessoa B, responsável por entregar a etapa, ou com a D, que vai pegá-la a seguir.

Contudo, um time completamente novo na metodologia não deveria tentar seguir com o processo sem um Scrum Master. Apenas ler um livro sobre o tema não vai fazer com que ninguém se torne especialista, e construir perfeitamente o processo leva tempo.

Os times precisam seguir regras e cerimônias que necessitam ser lideradas por alguém que entende do riscado, já que algo mais solto pode permitir a quebra de muitas regras. E, desfigurada, uma metodologia ágil pode não ser nada ágil, afinal.

A técnica Su-Ha-Ri

Su-Ha-Ri é um termo técnico cunhado por Akito e Alistair Cockburn que prevê como os princípios da metodologia Scrum deveria funcionar na prática.

Com esse nome, “Su” seria o estágio inicial, onde você ainda não conhece muito sobre a técnica e precisa de treinamento intensivo para aprender o que é, como funciona e quais são os benefícios do Scrum. Para os estudiosos, só após esse treinamento um Scrum Master pode dizer que está apto a liderar um projeto.

Para que esse primeiro passo dê certo, é preciso se ater às regras e não basear as decisões em achismo. Também não há espaço, no Scrum, para a modificação de regras segundo a conveniência de cada um. Isso não só destrói o processo como também pode traumatizar os membros da equipe, que nunca conseguirão se engajar na proposta da metodologia ágil após uma experiência desastrosa.

“Ha” já é o momento em que você aprende a se tornar um Scrum Master baseado em outras lideranças, transformando tudo aquilo que você agora conhece em prática de jogo.

E “Ri” é onde você está tão habituado ao Scrum que pode, finalmente, tentar quebrar as regras sem causar desastres ou tumultos por conta disso. Uma das regras, inclusive, é abrir mão do Scrum Master durante o processo, confiando 100% na equipe para entregar projetos de qualidade dentro do prazo.

O resumo é que dá, sim, para ter Scrum sem Scrum Master, desde que não seja na primeira vez que você esteja tentando implementar o método. Deixe que a equipe se ambiente com a figura do líder e entenda perfeitamente as regras antes de tirá-lo do jogo.

Afinal, mesmo que não exista mais o papel de Scrum Master dentro da sua equipe, isso não quer dizer que, ao se auto organizar, o time não possa – ou não vá – escolher um líder por conta própria. E se essa for a saída, melhor que todo mundo esteja preparado para assumir, mesmo que indiretamente, esse papel.

    Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter

Posts semelhantes

Tempo de Leitura
4
min
Como a metodologia Scrum é usada no desenvolvimento de aplicativos

Acelere a sua empresa com a X-Apps

Alocar profissionaisSolicitar Orçamento
A X-Apps é um provedor de TI parceiro e aconselhada pelo
Receba nossos e-mails
Siga nossas redes sociais
O seu time de TI. Desenvolvimento de software sob demanda e alocação de profissionais.
Vamos conversar?
comercial@x-apps.com.br11 5083-0122

Rua Rodrigo Vieira, 126

Jardim Vila Mariana. São Paulo, SP.

CEP: 04115-060

Mapa do site
Termos de serviçoTermos de privacidade
Available in English