Montar SquadSolicitar Orçamento

Blog

Nossas últimas novidades
Tempo de Leitura
9
min

Inovação aberta: 5 exemplos de sucesso

Veja empresas que deram certo com o conceito de open innovation
25 de outubro de 2022

Avaliar o conceito de inovação aberta e exemplos é fundamental para entender como essa prática se tornou popular entre as grandes empresas e pode beneficiar o seu desenvolvimento.

No passado, acreditava-se que o conhecimento corporativo deveria ser mantido em segredo, para evitar plágios e outros tipos de ações que comprometeriam os resultados da companhia.

Entretanto, com o avanço da tecnologia e das novas formas de comunicação, cada vez mais empresas prezam pelo compartilhamento de informações e pela colaboração coletiva.

Além de permitir a construção de projetos ainda mais completos e eficientes, essa iniciativa é responsável pela evolução de inúmeras startups que estão começando.

Por esse motivo, vale a pena conhecer mais sobre inovação aberta e exemplos de organizações que se tornaram bem-sucedidas a partir desse modelo de desenvolvimento.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial com as principais informações que você precisa para entender mais sobre esse conceito. Continue conosco para saber:

  • O que é inovação aberta
  • Tipos de inovação aberta
  • Características da inovação aberta
  • Benefícios da inovação aberta
  • 5 exemplos de sucesso

O que é inovação aberta?

Inovação aberta, ou open innovation, é um modelo de desenvolvimento que propõe a colaboração de várias pessoas, equipes e empresas externas de modo a gerar mais valor para a proposta.

Esse conceito foi criado por Henry Chesbrough, professor da Universidade de Berkeley (EUA), e implementado no começo dos anos 2000, marcado pela presença de novas tecnologias e pela internet, o que facilitou a comunicação corporativa.

Essa abordagem incentiva a conexão entre diferentes companhias e colaboradores para criar um ecossistema de inovação, por meio de:

  • parcerias;
  • novas ideias;
  • habilidades diferentes;
  • sugestões;
  • análises de erros e do que pode ser melhorado.

Essa perspectiva externa pode envolver diferentes agentes, como:

  • clientes;
  • fornecedores;
  • institutos de pesquisa;
  • órgãos públicos;
  • startups.

O objetivo é promover mais valor para o que está em desenvolvimento, ampliando os limites da empresa por meio de trocas horizontais e democráticas.

Tipos de inovação aberta

Atualmente, existem dois tipos principais de inovação aberta e exemplos comuns que foram bem-sucedidos, o modelo de entrada, conhecido como inbound open innovation, e o de saída, ou outbound open innovation.

A entrada ocorre quando uma empresa interessada em novas perspectivas externas busca agentes com esse intuito, para encontrar propostas e conhecimentos de terceiros que sejam úteis para seu projeto.

Enquanto isso, a inovação aberta de saída é quando a organização oferece seus serviços de colaboração para trabalhar com clientes e companhias terceiras, sem, necessariamente, possuir um projeto ou solução inicial.

Além disso, também é possível aderir a inovação aberta mista, que consiste na união de empresas e colaboradores externos com um problema em comum, que buscam desenvolver uma solução integrada satisfatória.

Características da inovação aberta

Para entender o que é inovação aberta e exemplos bem-sucedidos é fundamental conhecer as características que pautam esse conceito.

Inicialmente, ele é marcado pela integração de recursos internos e externos, permitindo que agentes de fora também possam utilizar as tecnologias da companhia, e vice-versa.

Ainda, o processo de desenvolvimento é mais ágil e horizontal. Ou seja, ele não ocorre por meio de uma hierarquia, mas por uma participação colaborativa igualitária.

Elementos como competitividade e a busca por lucros são substituídos pelo foco na colaboração e nos resultados.

Além disso, os objetivos costumam ser claros, e a comunicação deve ser transparente, para criar um espaço seguro para o trabalho de todos os envolvidos.

Finalmente, mesmo sem ser um critério, esse conceito acaba trazendo uma inovação disruptiva para as companhias, substituindo soluções antigas por novas, mais tecnológicas.

Ilustração de homem com uma luneta

Benefícios da inovação aberta

Conhecer a inovação aberta e exemplos de empresas que adotaram essa prática pode trazer diversos benefícios para a sua companhia. 

Veja alguns dos pontos mais positivos de investir nessa iniciativa:

Maior alcance

Ao contribuir com outras empresas para a geração de uma solução compartilhada, a sua organização pode ter maior alcance de público e colaboradores.

A ideia irá chegar em mais pessoas, e com mais empresas envolvidas, será possível atingir outros segmentos de maneira mais eficiente, levando a solução até os clientes dessas companhias que estão contribuindo.

Foi assim que a inovação aberta e exemplos ficaram tão famosos em seus nichos, por terem alcançando mais pessoas.

Redução de custos

Outro benefício atrativo é a possibilidade de reduzir os custos dentro da sua empresa. Isso porque esse conceito, muitas vezes, é praticado de maneira voluntária, ou com remunerações mais acessíveis do que contratar colaboradores fixos, por exemplo.

Além disso, as parcerias podem ter um preço menor, sem comprometer a eficiência e agilidade da proposta.

Feedback 

Com a inovação aberta, é possível ter mais feedbacks sobre como seu processo está acontecendo.

A solução será testada por mais pessoas, que irão experimentar e falar sobre sua experiência.

Além disso, é possível ter uma visão mais ampla, com sugestões externas sobre o que pode ser melhorado para atingir a expectativa final e incentivar a inovação na sua empresa.

Reconhecimento de marca

Ao se propor para uma inovação aberta com outras empresas, a sua marca terá mais chances de ser reconhecida no mercado.

Isso porque ela irá se relacionar com organizações consolidadas, além de ser uma oportunidade de conhecer outros investidores e pessoas influentes na área.

Assim, seu negócio ficará mais conhecido, ampliando sua rede de contatos e o público que você atinge.

5 exemplos de sucesso

Depois de entender mais sobre inovação aberta, vale a pena conhecer alguns exemplos de empresas que foram bem-sucedidas ao implementar essa iniciativa. Veja mais detalhes:

1. LEGO

A LEGO é uma empresa de brinquedos famosa por seus lançamentos com peças de montar e encaixar.

No entanto, nos anos 1990, ela enfrentou algumas dificuldades na queda das suas vendas. Assim, teve a ideia de traçar algumas alternativas inovadoras em parceria com seus consumidores, para entender o que eles estavam procurando.

Isso ficou conhecido como LEGO’s Shared Vision, ou Visão Compartilhada LEGO, recolhendo ideias baseadas na co-criação junto de outros colaboradores.

No seu site, os clientes podiam desenhar seus próprios projetos e enviar para votação e discussão em fóruns. As melhores propostas foram produzidas como novos produtos, e o criador recebia uma pequena parte dos lucros.

Essa iniciativa ajudou a inovar a LEGO, com uma plataforma de contribuição aberta, além dos feedbacks de produtos lançados, ajudando a aumentar as vendas e ter um maior nível de satisfação do público.

2. Samsung

Outra empresa que faz parte da inovação aberta e exemplos promissores é a Samsung, que, para concorrer com sua principal rival, a Apple, criou um canal de contribuição externa, conhecido como programa Samsung Accelerator.

A iniciativa buscava promover diferentes soluções para suas tecnologias junto de designers e programadores. O programa oferecia espaços de trabalho, recursos e suporte para os agentes trabalharem em softwares e serviços.

Esse projeto se expandiu para trabalhar com startups, ajudando-as a crescer enquanto trabalhava com colaboradores experientes para encontrar e consertar problemas em suas tecnologias.

Inclusive, foi esse programa que contribuiu para a Samsung começar a lançar produtos baseados na Internet das Coisas (IoT).

3. Mozilla

O navegador Mozilla Firefox também é um dos principais exemplos de inovação aberta da indústria, sendo pioneiro ao propor uma contribuição para desenvolvimento de códigos abertos.

Basicamente, agentes externos podem trabalhar nas suas fontes de programação, e propor soluções e outros recursos que aprimorem o software.

Qualquer pessoa pode contribuir com o navegador web por meio da sua comunidade global de programadores e desenvolvedores de produtos.

A Mozilla promove projetos e divulga seus códigos de graça em troca da contribuição dessas pessoas, além de unir voluntários e trabalhadores pagos para aprimorar a experiência do usuário.

Essa proposta foi bem-sucedida porque se trata de um dos navegadores mais utilizados do mundo, e muitos iniciantes têm a oportunidade de acessar bancos de dados inteiros para adquirir experiência, contribuindo com suas habilidades para ser parte da comunidade.

Além disso, existem diversas recompensas, como fazer parte de eventos da Mozilla e receber extensões exclusivas para o navegador. 

Assim, vários usuários passam a contribuir. Isso ajudou a empresa com a inovação aberta e exemplos do que implementar.

Para pessoas que desejam começar, basta entrar na plataforma e se cadastrar. No começo, é possível contribuir relatando erros ou dando ideias que tornariam o site mais otimizado. 

Depois de ser voluntário, o usuário pode se aplicar para estágios e projetos de inovação aberta coletiva, e receber pagamentos por isso.

4. Facebook

Para quem se interessa por inovação aberta e exemplos de sucesso, o Facebook é uma das empresas que cresceram por meio dessa proposta.

A rede social de Mark Zuckerberg promove inúmeros eventos, workshops e palestras para todos os tipos de programadores e desenvolvedores, inclusive de outras companhias. Isso permite que seus funcionários tenham a oportunidade de discutir ideias e soluções para seus produtos.

Ainda, também integra diferentes equipes para integrações que premiam as melhores ideias ou o desenvolvimento das soluções mais inovadoras.

Recentemente, a proposta passou a ser aberta para o público também, o que atrai milhões de interessados nos códigos do Facebook, com ideias para torná-lo melhor, ou em busca de experiência profissional.

Promover esses eventos de maneira gratuita não só contribui para inovações abertas, como também é uma oportunidade para desenvolvedores e incentiva a inovação em TI corporativa.

5. Natura

Ainda, existem vários exemplos de inovação aberta por outras empresas que não sejam, necessariamente, de tecnologia, como a Natura.

A empresa de cosméticos foi uma das pioneiras a trabalhar em colaboração com startups para buscar soluções colaborativas e construir redes que gerem resultados satisfatórios.

Ela faz isso por meio do programa Natura Startups, a porta de entrada para empreendedores que querem trabalhar com a corporação.

A iniciativa acelera o desenvolvimento de soluções organizacionais e o lançamento de novos produtos por meio de fórmulas inovadoras e sustentáveis.

Com a parceria, a Natura ajuda novas empresas por meio de recursos e local para trabalhar, além de eventos que integram os colaboradores.

Ao longo dos anos, foram mais de 5 mil startups analisadas, mais de cem testes e mais de 40 parcerias.

 Em 2019, o programa foi reconhecido como a 2° iniciativa mais engajada no relacionamento com startups do Brasil.

Além disso, durante a pandemia de Covid-19, as propostas de inovação aberta da Natura permitiram que os colaboradores se unissem para criar um plano de ação que reduzisse os efeitos sociais da doença.

Isso pode ser feito por meio de propostas de segurança para os trabalhadores, além de sessões de atendimento psicológico e oferta de materiais de proteção. Produtos de higiene e fórmulas reforçadas também surgiram dessas parcerias.

Por que conhecer a inovação aberta e exemplos de sucesso?

Muitas pessoas podem acreditar que essa proposta de colaboração com outras empresas não possui resultados eficientes, mas conhecer mais sobre inovação aberta e exemplos de sucesso ajuda a modificar essa visão.

Esse conceito já está sendo aplicado por milhares de empresas em todo mundo há mais de duas décadas, e casos bem-sucedidos comprovam que integrar com equipes externas para buscar soluções mais assertivas pode funcionar.

Além disso, é uma forma de oferecer oportunidades e experiência para pessoas que estão começando a conhecer mais sobre o assunto, seja programação ou outro segmento.

Ainda, é uma forma de fazer com que o público se sinta engajado e valorizado ao compartilhar suas ideias e ter um feedback real.

Por fim, conhecer mais sobre inovação aberta e exemplos que deram certo pode ser um incentivo para você e seu negócio.

O contato com outras visões, habilidades e pessoas ajuda a construir projetos mais completos, em menos tempo e com menos custos.

Ainda, é uma forma de ter contato com novas tecnologias que destacam a empresa no mercado. 

Por isso, vale a pena investir em companhias que contam com esse programa.

Com a X-Apps, o seu negócio aproveita os benefícios da inovação e se mantém líder de mercado. Converse com nossos especialistas aqui.

Leia também

>>

>>

>>

    Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter

Posts semelhantes

Tempo de Leitura
3
min
Cuidados ao validar um projeto de desenvolvimento de software

Acelere a sua empresa com a X-Apps

Alocar profissionaisSolicitar Orçamento
A X-Apps é um provedor de TI parceiro e aconselhada pelo
Receba nossos e-mails
Siga nossas redes sociais
O seu time de TI. Desenvolvimento de software sob demanda e alocação de profissionais.
Vamos conversar?
comercial@x-apps.com.br11 5083-0122

Rua Rodrigo Vieira, 126

Jardim Vila Mariana. São Paulo, SP.

CEP: 04115-060

Mapa do site
Termos de serviçoTermos de privacidade
Available in English