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Nossas últimas novidadesOutsourcing de TI: o que é, como funciona e seus benefícios
O outsourcing de TI já é uma realidade entre empresas brasileiras que desejam otimizar a sua contratação de colaboradores e pode ser uma alternativa interessante para o seu negócio.
Afinal, a demanda por profissionais qualificados no mercado aumenta a cada dia, e a busca por perfis que se enquadrem na cultura organizacional da companhia pode se tornar um procedimento burocrático caso não existam soluções para apoiar o time nesses momentos.
Pensando nisso, diferentes negócios desenvolveram soluções que cumprissem o desafio de montar uma equipe com as certificações necessárias para a realização das tarefas diárias utilizando um conceito bastante familiar do universo tecnológico.
Dessa forma, preparamos esse conteúdo exclusivo sobre o outsourcing de TI, um serviço que pode ajudar a empresa na contratação e administração de técnicos eficientes, de maneira simples e acessível.
Continue acompanhando nosso guia especial para aprender:
- ● O que é outsourcing de TI?
- ● Quais os tipos de outsourcing?
- ● Como saber se a sua empresa precisa de outsourcing de TI
- ● Quais as funções do outsourcing de TI?
- ● Como escolher uma empresa de outsourcing de TI
O que é Outsourcing de TI?
Outsourcing de TI é uma modalidade de terceirização de serviços que envolve a gestão de tecnologia e a realização de projetos dentro de uma empresa. Essa prática implica na transferência de parte ou de toda a função do departamento de Tecnologia de Informação da companhia para um colaborador externo.
Além das atividades, a terceirização também envolve recursos tecnológicos, de modo que seja possível gerenciar a infraestrutura da empresa ou atender às necessidades de trabalho com eficiência.
O outsourcing de TI está se tornando cada vez mais popular no mercado por conta dos benefícios que oferece, possibilitando um crescimento escalável dos serviços da organização, sem aumentar consideravelmente os seus gastos.
No entanto, essa solução não busca apenas transferir as responsabilidades dos colaboradores internos para uma equipe externa, mas sim encontrar colaboradores experientes e comprometidos em um cenário cada vez mais competitivo.
Dessa forma, em vez dos gestores se preocuparem com os processos burocráticos de contratação e, posteriormente, de delegação de tarefas, essa demanda passa a ser atendida por uma empresa especializada na área.
Além das facilidades da terceirização no setor, o outsourcing de TI também visa outros objetivos, como:
- ● redução de custos;
- ● aprimorar o planejamento das atividades;
- ● proporcionar segurança para a empresa;
- ● aumentar a qualidade no desenvolvimento dos negócios.
Isso se torna possível a partir da utilização de uma solução de recrutamento, que encontra os profissionais indicados para a empresa.
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Quais os tipos de outsourcing?
Atualmente, existem três tipos de outsourcing disponíveis no mercado, e vale a conhecer mais sobre como cada alternativa, para entender como essa terceirização pode ser feita:
Offshore sourcing
A princípio, o outsourcing offshore é a prática que busca recursos, ferramentas e profissionais com empresas situadas fora do país de origem.
Essa integração se tornou possível graças à inovações como o cloud computing e o avanço da infraestrutura digital em todo o mundo. Assim, a administração de atividades de tecnologia pode ser feita online, mesmo em países diferentes.
Buscas como essas costumam ser feitas por empresas cujas soluções não estão disponíveis em seu país, ou para encontrar infraestruturas mais aprimoradas, com um custo-benefício atrativo.
No entanto, existem alguns pontos de análise que acompanham a terceirização offshore, uma vez que a companhia pode ter que abrir mão de suporte na língua nativa, ou se adequar ao fuso horário da empresa.
Onshore outsourcing
Enquanto isso, o outsourcing de TI na modalidade onshore é o oposto da anterior, cuja contratação é feita dentro do próprio país.
Atualmente, diversas companhias vêm se destacando no segmento de tecnologia e prestação de serviços, de modo que é possível encontrar soluções bem-desenvolvidas nacionalmente.
Além disso, essa alternativa também acompanha alguns benefícios interessantes, como suporte local, possibilidade de aprimorar o relacionamento entre as duas partes com mais facilidade e alinhamento das rotinas.
Nearshore outsourcing
Por fim, o modelo nearshore outsourcing procura a terceirização de serviços em locais próximos, como continentes vizinhos e empresas que estejam mais alinhadas culturalmente ao negócio. Desta forma, essa também pode ser uma opção atrativa que está entre as duas outras soluções.
Com isso, é possível procurar ferramentas e recursos internacionais mais desenvolvidos, se existir essa necessidade, enquanto trabalha com uma proximidade maior de rotinas e hábitos de trabalho.
Como saber se preciso de outsourcing de TI?
Após conhecer mais sobre o conceito de outsourcing de TI, muitos gestores podem questionar a necessidade de recorrer a essa solução dentro da sua empresa.
Nesse caso, existem algumas situações que indicam se é preciso considerar uma terceirização de serviços, como:
- ● sobrecarga dos colaboradores internos;
- ● baixo orçamento para contratações efetivas;
- ● demandas urgentes que impedem o processo seletivo;
- ● falta de verba para arcar com custos trabalhistas;
- ● falta de infraestrutura interna para trabalhos técnicos.
É comum acreditar que o outsourcing ocorre somente quando a equipe interna já possui muitas tarefas em sua rotina, o que impede o crescimento da empresa.
Embora esta seja uma das situações mais recorrentes, existem outros motivos que podem auxiliar nessa avaliação.
Por exemplo, se a sua companhia não possui tempo ou recursos suficientes para realizar todas as etapas que envolvem uma nova contratação, buscar uma empresa especializada pode ser uma solução interessante.
Afinal, ela se responsabiliza por todos os trâmites legais e burocráticos que envolvem o recrutamento de colaboradores.
Além disso, modalidades tradicionais de trabalho acompanham uma série de exigências trabalhistas, como décimo terceiro salário, férias e pagamento previdenciário.
Nesse caso, contar com o outsourcing de TI ajuda na redução de custos nesse quesito, sem comprometer a busca por profissionais qualificados, que serão contratados dentro de um modelo autorizado de trabalho.
Ainda, se a sua empresa busca crescer, mas não possui a infraestrutura interna necessária para aumentar o squad, a terceirização também é uma prática que pode ajudar.
Funções do outsourcing de TI
O outsourcing de TI pode ser avaliado especialmente para suprir algumas funções específicas das rotinas de tecnologia.
A princípio, é uma das soluções mais populares para o desenvolvimento de aplicações, incluindo back e front-end em aplicativos mobile e sistemas web.
Com profissionais qualificados, recrutados de forma terceirizada, a companhia pode cumprir projetos e aprimorar suas ferramentas de maneira completa.
Além disso, serviços de banco de dados e operações devops para manutenção de aplicações também podem ser executadas por empresas que oferecem outsourcing.
Ainda, existe a possibilidade de realizar outras atividades cotidianas com base nessa solução, como:
- ● Manutenção de computadores;
- ● Suporte técnico;
- ● Hospedagem e armazenamento;
- ● Manutenção de hardware;
- ● Gestão de e-mail corporativo.
Isso oferece um leque maior de possibilidades para o negócio contratar a partir da terceirização.
>> Saiba mais: como o Squads é uma ótima solução para outsourcing de TI
6 benefícios em terceirizar um desenvolvedor
Por outro lado, alguns gestores ainda podem estar em dúvida sobre considerar essa solução dentro da sua empresa.
Nesse caso, vale a pena conhecer os benefícios que a terceirização de desenvolvedores traz para a equipe e para as rotinas operacionais. Confira os pontos de maior destaque:
1. Redução de custos
Ao investir no outsourcing de TI, a empresa pode ter uma redução significativa nos seus custos, uma vez que deixa de ser responsável pelo pagamento de encargos trabalhistas e outras exigências.
Além disso, o processo seletivo para recrutamento de novos funcionários pode apresentar diversos gastos, desde a campanha, até a execução de entrevistas e uso de recursos para atender aos candidatos.
No entanto, isso é dispensado com o uso de uma ferramenta de terceirização.
2. Experiência validada pela empresa fornecedora
Ainda, a experiência dos candidatos poderá ser validada pela companhia fornecedora antes de finalizar a contratação.
Dessa forma, existe a certeza de que o perfil se enquadra nas necessidades da empresa, e possui todas as habilidades exigidas para o trabalho, um dos cuidados na contratação de desenvolvedor freelancer.
Com uma fornecedora de serviço qualificada, é possível validar diferentes áreas de conhecimento durante o recrutamento, sem que o gestor e a equipe precisem se preocupar com isso.
3. Melhorar eficiência da empresa
Com profissionais terceirizados e certificados, é possível focar os recursos e a energia dos colaboradores internos em questões mais urgentes.
Isso possibilita uma melhora na eficiência dos projetos, além de atender pontos mais importantes em um menor tempo hábil, obtendo resultados mais satisfatórios.
4. Expertise externa
Enquanto isso, outra vantagem do outsourcing de TI que vale a pena mencionar é a possibilidade de agregar maior expertise para o seu time.
Afinal, a contratação de profissionais terceirizados e externos traz novas perspectivas e conhecimentos adicionais em alta no mercado, que, muitas vezes, podem fazer a diferença no projeto.
5. Tempo de trabalho sob demandas
Ainda, a terceirização de serviços de TI permite que o negócio escolha as quantidades de horas trabalhadas e a duração do contrato.
Desse modo, não existe a obrigação de contratar colaboradores por um longo período, o que também contribui para a redução de custos.
Além disso, o seguimento ou interrupção do trabalho pode seguir conforme o interesse da empresa.
6. A infraestrutura de trabalho é dada pela empresa de outsourcing
Por fim, vale a pena mencionar que a empresa não precisará se preocupar com o fornecimento de recursos ou ferramentas necessárias para o projeto.
Isso porque os equipamentos exigidos são garantidos pela companhia fornecedora, de modo que o desenvolvedor já tenha tudo que precisa para iniciar o projeto o quanto antes.
Como escolher uma empresa de outsourcing de TI?
Depois de avaliar os benefícios do outsourcing de TI, o gestor poderá decidir se essa solução se enquadra no seu negócio. Contudo, antes de implementar a terceirização, é fundamental saber como escolher uma empresa qualificada.
Antes de mais nada, é importante averiguar o nível de segurança da companhia, especialmente se tratando do recrutamento de colaboradores e da oferta de serviços de tecnologia. Dessa forma, a empresa garantirá a contratação de uma fornecedora confiável.
Ainda, se possível, é recomendável analisar o portfólio da empresa, como os softwares que ela possui e se existem outros projetos desenvolvidos.
Isso ajudará na verificação da reputação da companhia no mercado, avaliando se a proposta atende às suas demandas.
Por fim, vale a pena conferir o suporte técnico oferecido, além dos colaboradores terceirizados. O ideal é que exista uma assistência eficiente e disponível para os momentos que a empresa precisar.
4 dicas na hora de contratar um desenvolvedor terceirizado
Finalmente, contratar um desenvolvedor de aplicativo é um processo importante para a empresa, e existem algumas dicas que podem ajudar a encontrar os melhores colaboradores.
Confira 4 sugestões para avaliar antes de formalizar a sua equipe:
1. Defina escopo do projeto que o dev irá fazer parte
A princípio, é fundamental ter todos os detalhes do projeto já definidos, como o tempo necessário para realização e os objetivos específicos.
Dessa forma, será mais fácil avaliar quais perfis apresentam as habilidades necessárias e se o profissional está qualificado a seguir o seu escopo.
2. Estabeleça o orçamento disponível da sua empresa para a contratação
Além disso, definir o orçamento disponível para a contratação é fundamental, pois essa será uma das métricas a serem avaliadas na seleção.
Com um budget já definido, você poderá escolher os melhores profissionais, com um custo-benefício atrativo.
3. Saiba quais tecnologias o dev precisará dominar para o projeto
Antes de prosseguir com entrevistas e recrutamentos, é essencial estabelecer quais as tecnologias exigidas para o projeto.
Afinal, o profissional deverá dominá-las para realizar o trabalho de maneira eficiente.
Por isso, veja quais funções e ferramentas são necessárias, como tecnologias específicas de back ou front-end, banco de dados e outras programações.
4. Acompanhe e revise as condições de contratação para não haver surpresas
Por fim, acompanhar e revisar as condições de contratação garantirá uma parceria tranquila e sem surpresas.
Defina as atividades do desenvolver, as principais funções esperadas e monitore questões como tempo de trabalho, garantindo que o colaborador é o mais indicado.
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Saiba Mais
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