Montar SquadSolicitar Orçamento

Blog

Nossas últimas novidades
Tempo de Leitura
9
min

Sistema Web: O que é, como funciona e quais os benefícios

Entenda o que é e como funciona um sistema web, além de conferir as vantagens que essa ferramenta pode trazer para a sua empresa!
July 13, 2022

O sistema Web é uma ferramenta que pode otimizar a execução de serviços internos e externos para a sua empresa. No entanto, muitas pessoas podem confundir esse conceito e as suas funcionalidades.

E isso ocorre porque ele se assemelha a outros formatos de programas, especialmente voltados para serem utilizados na rede.

Contudo, é fundamental conhecer as diferenças que tornam esse recurso atrativo para o usuário, e conferir as vantagens que acompanham a sua implementação nas rotinas operacionais para fazer a escolha da solução ideal para a operação do negócio.

Nesse caso, se você busca uma alternativa de programa para facilitar as tarefas digitais do seu negócio, além de oferecer mais agilidade para seus clientes, vale a pena saber mais sobre o sistema Web.

Confira o guia especial que preparamos sobre o assunto, e veja:

  • O que são sistemas web?
  • Qual a diferença entre sistema web e website
  • Como funciona um sistema web?
  • Quais as vantagens do sistema web
  • Quando optar por um sistema web personalizado?
  • Como desenvolver um sistema web para a sua empresa

>> Ainda está com dúvidas sobre web e app? Leia o nosso artigo sobre isso!

O que são sistemas web?

O sistema web é um software hospedado em um servidor na internet, com acesso realizado por navegadores. Basicamente, essa ferramenta se comporta como um programa de computador, com a diferença de que está disponível para uso diretamente na rede.

Sua interface, e algumas funcionalidades, são semelhantes a um sistema desktop, mas o sistema web pode ser acessado de qualquer dispositivo, 24 horas, além de contar com esquemas de segurança que tornam seus serviços mais restritos.

Atualmente, essa ferramenta pode ser implementada em diversos setores, para atividades de controle e gestão empresarial, além da utilização para conferência de dados, como, por exemplo, áreas do cliente ou o portal do aluno em universidades.

Logo, trata-se de uma solução criada para simplificar, agilizar e aumentar a produtividade dos serviços relacionados a esse software, com o diferencial de estar alocado na internet.

Qual a diferença entre web site e sistema web?

Por conta das suas funcionalidades, é comum que alguns usuários tenham dúvidas quanto à diferença entre website e um sistema web.

Inicialmente, o website é um conjunto de páginas na rede armazenadas em uma pasta, dentro de um servidor.

Seu acesso majoritário é livre, podendo ser feito por qualquer usuário conectado. Além disso, também costuma arquivar todos os dados em um único local, sem transmissões ou intercomunicações pelas páginas.

Enquanto isso, o sistema Web também apresenta características parecidas, sendo acessado pelo navegador e hospedado em um servidor.

No entanto, seu acesso está disponível, principalmente, para usuários que possuam login e senha, ou colaboradores internos autorizados.

Além disso, ao contrário do website, essa ferramenta possui uma maior dinamicidade. Isso porque suas informações estão sofrendo alterações constantemente, para que ocorra uma troca entre o servidor hospedeiro e o dispositivo do usuário.

O site apresenta dados estáticos, de modo a apenas apresentar uma informação ou um conjunto de funções para o usuário, sem realizar uma comunicação mútua.

Ainda, é importante reforçar que o sistema Web é um software desenvolvido de maneira mais complexa, ao contrário dos sites, que possuem uma estrutura mais simples.

>> Saiba também: o que é um Web app?

Como funciona um sistema web?

Inicialmente, para um sistema web funcionar, ele deve ser programado em uma linguagem específica, como JavaScript, de forma semelhante a um software.

No entanto, em vez de ser disponibilizado para desktop, seu código será hospedado em um servidor da rede.

Esse local será responsável por tornar o acesso remoto possível, além de executar os processamentos e consultas ao banco de dados por meio da programação desenvolvida.

Dessa forma, o dispositivo do usuário e dos colaboradores poderão acessar as informações e a partir da conexão dos seus navegadores com o portal.

Ao contrário do desktop, o sistema Web não precisa ser instalado em cada máquina, podendo ser utilizado livremente apenas pelo browser, seja em computadores pessoais, portáteis ou dispositivos móveis.

Inclusive, a compatibilidade deste código também ocorre com smartphones, por exemplo. Desde que seja aberto pelo navegador, os serviços estarão habilitados.

Vale reforçar que, uma vez que o sistema Web funciona hospedado em um servidor da rede, ele também segue os certificados de segurança da internet, como HTTPS. Isso confere maior proteção para a comunicação entre o usuário e o banco de dados.

Construção de um sistema web com imagens e textos.

Quais as vantagens do sistema web?

Além da facilidade e inovação, o sistema Web também traz uma série de vantagens para o usuário. Conheça algumas das principais a seguir:

Não precisa baixar

Embora tenha semelhanças com um programa desktop, o sistema Web não precisa ser instalado para disponibilizar seus serviços.

Dessa forma, não existe a necessidade de download para que o usuário utilize as funcionalidades desenvolvidas pela empresa. Além disso, qualquer navegador conectado à internet pode se conectar com o servidor.

Não precisa de hardwares potentes para rodar

Uma vez que o sistema Web não precisa ser instalado, não existe a necessidade de atender às configurações de hardware ou software para que ele funcione corretamente.

Isso significa que o usuário não precisa de uma máquina potente, ou componentes como alta memória RAM, para aproveitar as facilidades desse programa.

Inclusive, não é preciso, sequer, configurações avançadas para realizar a navegação, sendo preciso apenas conexão com a rede. Consequentemente, os custos de acesso para o usuário e para as empresas também é reduzido.

Dados acessíveis e compartilháveis

O banco de dados que compõem o sistema Web apresenta uma acessibilidade maior e mais simples, além de ser compartilhável.

Em outras palavras, é possível que diferentes usuários e colaboradores da mesma equipe entrem no programa ao mesmo tempo, com atualizações instantâneas à medida que a comunicação se estabelece.

Além disso, os dados são gravados em um banco de dados na nuvem, o que facilita a conferência das informações.

Trabalhe de forma flexível

Especialmente para as empresas, a possibilidade de acessar as informações do banco de dados em qualquer lugar, somente com um navegador, traz possibilidades como o trabalho flexível.

Com isso, a equipe pode continuar com as suas atividades dentro ou fora do escritório, sem precisar utilizar máquinas oficiais da empresa, o que aconteceria no caso de um sistema desktop, por exemplo, por conta da instalação.

Além disso, as autorizações de acesso podem ser feitas remotamente, liberando o usuário em qualquer dispositivo, desde que ele utilize seu login e senha, por exemplo.

Dados atualizados instantaneamente

Ao contrário do desktop ou de um website, o sistema Web possui atualização instantânea dos seus dados dentro do servidor.

Isso permite que novas inscrições sejam registradas automaticamente, sem perdas durante as operações, uma vez que os dados são gravados automaticamente.

Atualizações automáticas do software

Por fim, vale a pena mencionar facilidades como a atualização automática do sistema Web.

Muitos programas desktop necessitam de configurações manuais ou autorizações do usuário a cada nova versão lançada.

No entanto, com essa ferramenta, o próprio servidor realiza as atualizações, para que o usuário tenha acesso sempre recente.

Quando optar por um sistema web personalizado?

Depois de conhecer mais sobre o sistema Web, muitos gestores podem se interessar por essa proposta, mas não saber se existe a necessidade de optar por ele.

Nesse caso, existem algumas situações que tornam o uso dessa ferramenta mais atrativo.

Por exemplo, quando é preciso automatizar ou digitalizar diversos processos manuais e burocráticos, como documentos ou processos de vendas.

Com um sistema Web, essa atualização é automática, gravando tudo no banco de dados sem chances de perdas.

Além disso, se a empresa busca tornar suas atividades mais flexíveis, ter um recurso como esse pode facilitar não apenas as atividades dos colaboradores, quanto o monitoramento da equipe de forma totalmente remota.

Ainda, fatores como agilidade na gestão de processos e investimento em um software próprio também são elementos interessantes, que consolidam o negócio e oferecem uma vantagem competitiva no mercado.

Usuário acessando um navegador de Internet

5 exemplos de sistema web

Para entender melhor sobre o sistema web e quando ele pode ser utilizado, confira 5 exemplos práticos dessa ferramenta que podem ser aplicados a este conceito.

1. Sistema de cadastro de clientes

Para empresas que necessitam de um programa para cadastro de clientes, o sistema web pode ser interessante, sendo usado para gravar novas informações instantaneamente no banco de dados.

Inclusive, isso pode ser feito diretamente pelo usuário, quando ele se registra na loja, por exemplo. A opção é especialmente usada no comércio e no varejo.

2. Sistema de gestão/acompanhamento de vendas

Para a gestão administrativa, o sistema Web também é um investimento vantajoso, principalmente para acompanhar as vendas.

Ele pode ser usado, por exemplo, pelos vendedores e colaboradores, que, com um cadastro único, registram suas negociações em tempo real.

Isso torna as rotinas de vendas ainda mais organizadas, sendo um sistema, inclusive, que já é aplicado no comércio, para distinguir os funcionários e suas atividades.

Além da funcionalidade de cadastro, o gestor também poderá conferir índices e métricas a partir de relatórios gerados por esse software na rede.

3. Sistema de gestão de documentos

Em setores jurídicos e instituições que lidam com grandes volumes de documentos, como bibliotecas e clínicas médicas, é possível utilizar uma ferramenta como o sistema web para organizar esses dados.

Isso porque o sistema é mais acessível, disponível em qualquer lugar, não necessariamente dentro da empresa.

Além do registro seguro, em um servidor verificado, também facilita o trabalho dos colaboradores para acessar esses documentos.

Por apresentar uma comunicação dinâmica entre o dispositivo e o servidor, a troca de dados também é mais eficiente, além de permitir que os arquivos sejam estruturados da melhor foram possível.

4. Sistema de notas

Uma das aplicações mais conhecidas do sistema web é na plataforma de notas para instituições de ensino, como escolas e cursos.

Muitos lugares já adotaram esse modelo para disponibilizar informações sobre os alunos, com acesso restrito para cada login e senha.

Dentro do sistema, é possível monitorar não apenas notas, como frequências, recados e atividades.

Além disso, o portal do professor também pode ser desenvolvido no sistema web, para inserir e lançar esses dados diretamente no servidor.

5. Sistema de estoque

Por fim, o sistema web não é útil somente para atividades externas, mas também para rotinas dentro da empresa, como o controle de estoque.

Isso porque lojas e comércios podem usar essa plataforma mais acessível para lançar e monitorar seus catálogos, por exemplo.

Com a disponibilidade para qualquer dispositivo, fica mais simples realizar a inclusão de novos artigos ou conferir relatórios sobre o estoque atual.

Ainda, a vantagem de atualizar as informações automaticamente também torna essa função mais simples para estabelecimentos que precisam ter uma gestão eficiente do seu armazenamento.

Como desenvolver um sistema web?

Por fim, desenvolver um sistema web pode ser interessante para diversas empresas, especialmente aquelas que desejam otimizar seus processos e a experiência de acesso dos seus colaboradores.

No entanto, tratando-se de um programa mais complexo, é recomendável que o usuário procure uma fábrica de software para desenvolver uma plataforma personalizada.

Isso porque é importante que o sistema atenda às necessidades do negócio, e apresente as funcionalidades ideais para cada aplicação. E uma vez que esse software é mais flexível, existe a possibilidade de desenvolvê-lo a partir das diretrizes do cliente.

Assim, buscar uma equipe profissional é a melhor alternativa, especialmente para ter um sistema funcional e completo.

Contudo, de modo geral, vale a pena considerar esse investimento, por conta das suas facilidades e da acessibilidade que ele oferece para os usuários.

Agora, não perca tempo e automatize processos e traga a transformação digital para sua empresa! Desenvolva seu sistema web com a X-Apps. Converse com um dos nossos especialistas e descubra qual é a melhor alternativa para a sua demanda.

Leia também

>> Quanto custa hospedar um sistema? Confira no nosso guia.

>> Apps gamificados: descubra o que são e as principais empresas que os utilizam

>> Design de aplicativo: qual a importancia e como funciona?

    Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter

Posts semelhantes

Tempo de Leitura
12
min
O que é web app e quais são seus benefícios?

Acelere a sua empresa com a X-Apps

Alocar profissionaisSolicitar Orçamento
A X-Apps é um provedor de TI parceiro e aconselhada pelo
Receba nossos e-mails
Siga nossas redes sociais
O seu time de TI. Desenvolvimento de software sob demanda e alocação de profissionais.
Vamos conversar?
comercial@x-apps.com.br11 5083-0122

Rua Rodrigo Vieira, 126

Jardim Vila Mariana. São Paulo, SP.

CEP: 04115-060

Mapa do site
Termos de serviçoTermos de privacidade
Available in English