Montar SquadSolicitar Orçamento

Blog

Nossas últimas novidades
Tempo de Leitura
6
min

O que é Gatsby e quais as vantagens do framework

Saiba mais detalhes sobre o que é Gatsby.js, quais as vantagens do framework e como ele pode te ajudar no desenvolvimento de websites e blogs.
May 04, 2021

Visão geral:

- No desenvolvimento de software, entender o que é Gatsby é fundamental para quem busca construir um site que seja rápido, atenda padrões de SEO e que possua uma segurança maior à invasão.

- Desenvolvendo blocos estáticos, o framework de código aberto é uma das melhores opções e mais utilizadas pelos polos tecnológicos do mundo. Aliás, sua facilidade de uso e simplicidade de desenvolvimento são algumas das vantagens do Gatsby.js.

- Conheça mais sobre o framework, suas vantagens e como a X-Apps pode te ajudar no desenvolvimento de software e aplicativo sob demanda.

-

Não é novidade para ninguém que o desenvolvimento de novas tecnologias cresce a todo momento.

Principalmente com a grande quantidade de empresas existentes no mundo, é comum que novos recursos de código aberto surjam por meio da comunidade de tecnologia, que conversa constantemente em fóruns especializados.

Em uma dessas evoluções, surgiu o Gatsby.js.

A chegada do framework mudou completamente a forma como os desenvolvedores de software atuam na criação de websites, já que tecnologias mais ultrapassadas podem ser mais complicadas em comparação com o que temos hoje em dia

Atualmente, grandes portais que buscam crescimento em tráfego orgânico utilizam os recursos do Gatsby.js.

Quer saber tudo sobre esse framework e como a X-Apps pode te ajudar no desenvolvimento de soluções?

Confira nas linhas a seguir!

Tem dúvidas sobre o processo de desenvolvimento de um aplicativo? Acesse nosso e-book, é grátis!

Afinal, o que é Gatsby e para que serve?

O Gatsby é um framework de desenvolvimento de código aberto.

Chamado também de Gatsby.js, a ferramenta é um SSG (Static Site Generator) constantemente utilizada no desenvolvimento de software para a criação de websites e blogs, já que sua estrutura permite um desenvolvimento mais ágil e fácil por parte dos desenvolvedores.

Utilizando elementos do React e recursos pré-existentes, seu uso consiste em atender usuários que visam ter um blog com alto desempenho de carregamento, responsivo e que atenda os parâmetros de SEO, tão importante nos dias atuais.

Muito por conta disso, hoje em dia, uma grande quantidade de sites já são desenvolvidos utilizando o framework - inclusive o da X-Apps - o que fortalece ainda mais a comunidade, seja no compartilhamento de código ou na criação de novas ferramentas.

Mas, como esse framework funciona?

Para exemplificar melhor como o Gatsby.js funciona precisamos entender que esse framework é capaz de ler dados de qualquer lugar. Para que o desenvolvimento seja feito de forma eficaz é importante ficar atento às três etapas.

A primeira delas consiste em você preparar uma fonte de dados que será utilizada pelo framework, na sequência é necessário realizar um processo de building onde todo o código será construído em HTML, CSS e JavaScript, principais linguagens de programação utilizadas atualmente.

Após realizar a leitura dessa fonte de dados, a ferramente consegue construir recursos do seu site de forma estática, onde a desempenho é prioridade. Por fim, chega a etapa de implantação, onde é possível visualizar esses arquivos já na web.

É claro que existem micro-etapas em cada um desses momentos de desenvolvimento, porém, é basicamente dessa forma que o Gatsby.js trabalha.

Procura Desenvolvedores React? Contrate agora com a nova ferramenta da X-Apps!

Quais as vantagens de se utilizar Gatsby?

Como dito anteriormente, uma das principais vantagens de se utilizar o Gatsby no processo de desenvolvimento web é a criação de websites mais rápidos do que o oferecido pelo WordPress, por exemplo.

Sendo um dos fatores de ranqueamento do Google, ter um site que carrega mais rápido melhora a experiência do usuário, posiciona seu endereço de forma melhor nos buscadores e aumenta a taxa de conversão do seu site.

Dessa forma, você aumenta sua quantidade de leads e, consequentemente, fecha mais negócios.

Além disso, outra vantagem de se utilizar o framework na estruturação de uma endereço web é o aumento de segurança do seu site.

Principalmente para quem lida diariamente com dados sensíveis, pelo Gatsby oferecer uma estrutura mais estática, fica mais difícil dos invasores acessarem esses arquivos.

Aliás, caso haja comprometimento na estrutura e seu front-end seja perdido, você pode gerar novamente os arquivos estáticos e reconstruir seu site com facilidade.

Por fim, quando se constrói um website é preciso ter um investimento em um servidor que seja compatível com a tecnologia utilizada pela equipe de desenvolvimento.

Quando se desenvolve um site utilizando esse framework, você pode hospedar sua página web em qualquer servidor, reduzindo os custos associados à hospedagem.

Ao utilizar o framework, recursos do react são disponibilizados ao desenvolvedor

As principais tecnologias utilizadas pelo framework

Utilizado por grandes empresas, inclusive as localizadas no Vale do Silício, como Facebook, Google, Uber, Airbnb, entre outras, o uso do framework é bastante comum por ser acessível e oferecer uma série de possibilidades aos desenvolvedores.

Além disso, a ferramente utiliza tecnologias atuais, o que proporciona alto desempenho na criação dessas páginas web.

Com recursos do React, o Gatsby consegue deixar a navegação com bem mais fluidez do que o convencional e também não fica recarregando as páginas ao navegar pelo site em questão.

Ao utilizar essa biblioteca, é possível desenvolver um código em várias partes, auxiliando na manutenção e implementação de novas funcionalidades com o passar do tempo.

Dessa forma, o framework se tornou um dos mais queridinhos pelos desenvolvedores, já que agiliza e aumenta a produtividade no processo de desenvolvimento.

Além de utilizar os recursos do React, o Gatsby.js também utiliza o Webpack como empacotador de códigos.

Com isso, a ferramenta consegue realizar tarefas consideradas repetitivas, economizando tempo na hora do desenvolvimento e gerando um site mais otimizado aos usuários.

Outro recurso utilizado pelo framework é o GraphQL. Essa ferramenta é bastante interessante já que consegue consultar dados, conectando front-end e back-end do nosso site.

Ela permite que o desenvolvedor deixe de criar uma API para cada estrutura presente no banco, acelerando todo o processo.

Quais as diferenças entre Gatsby e Next.js?

No ambiente de desenvolvimento de software, diversos profissionais podem ter dúvidas sobre qual framework utilizar. A realidade é que os dois são ótimas ferramentas construtoras de websites, entretanto, possuem focos distintos.

Enquanto o Gatsby.js é voltado para a criação de elementos estáticos e também oferecendo um desenvolvimento mais simples por parte do desenvolvedor, o Next.js já complica um pouco mais.

Principalmente no desenvolvimento do servidor back-end, os recursos são mais limitados e exigem um conhecimento maior do profissional.

Além disso, esse framework é muito mais utilizado para o desenvolvimento de elementos dinâmicos, o que não é o foco de quem procura pelos recursos oferecidos pelo Gatsby. Porém, caso seja esse seu objetivo, o Next.js poderá lhe servir melhor.

A X-Apps conta com o que há de mais atual no mercado de TI

Como já citado anteriormente ao longo deste artigo, o desenvolvimento de websites utilizando o Gatsby como framework é uma excelente opção para quem busca um estático, rápido e ágil em seu carregamento.

Com a ferramenta, é possível criar sites institucionais e completos utilizando tecnologias atuais como React, uma das mais utilizadas pelas empresas do Vale do Silício.

Além disso, características como segurança e custo-benefício também são aspectos importantes do framework, até por isso, o recurso é conhecido na comunidade de tecnologia.

Aqui na X-Apps, nosso blog também foi desenvolvido utilizando a ferramenta, já que nossos profissionais estão sempre atentos ao que há de mais atual no desenvolvimento de software.

Ao confiar a modernização da sua empresa a uma fábrica de software, é importante que sua escolha passe por uma que tenha boas referências no mercado e que se mantenha sempre em constante contato com o que há de mais novo em tecnologia.

Aqui na X-Apps, nós trabalhamos com as linguagens de programação mais utilizadas pelos maiores polos de tecnologia do mundo.

Além disso, temos uma série de cases que fizeram sucesso no mercado, agradando tanto à empresa quanto o usuário final do app/sistema.

Quer saber mais sobre nosso trabalho? Acesse nosso portfólio.

Se você pensa em desenvolver um software, entre em contato com a gente. Temos a solução certa para o que sua empresa precisa.

Saiba mais

- Tecnologia no Agronegócio: saiba como ajudar sua empresa

- Pagamentos via reconhecimento facial devem dobrar nos próximos anos

- Como contratar um desenvolvedor de aplicativo e ter sucesso em seus projetos

    Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter

Posts semelhantes

Tempo de Leitura
3
min
Cuidados ao validar um projeto de desenvolvimento de software

Acelere a sua empresa com a X-Apps

Alocar profissionaisSolicitar Orçamento
A X-Apps é um provedor de TI parceiro e aconselhada pelo
Receba nossos e-mails
Siga nossas redes sociais
O seu time de TI. Desenvolvimento de software sob demanda e alocação de profissionais.
Vamos conversar?
comercial@x-apps.com.br11 5083-0122

Rua Rodrigo Vieira, 126

Jardim Vila Mariana. São Paulo, SP.

CEP: 04115-060

Mapa do site
Termos de serviçoTermos de privacidade
Available in English