Montar SquadSolicitar Orçamento

Blog

Nossas últimas novidades
Tempo de Leitura
4
min

Pagamentos via reconhecimento facial devem dobrar nos próximos anos

Desenvolvimento de tecnologias de reconhecimento facial devem atingir 1,4 bilhão de usuários até 2025.
April 19, 2021

Visão geral:

- Uma recente estudo apontou que, nos próximos quatro anos, o número de usuários registrados em sistemas de pagamentos via reconhecimento facial devem dobrar.

- Isso acontece por conta do desenvolvimento de novos dispositivos mobile com esse tipo de tecnologia, sendo o Face ID, da Apple, o principal deles.

- Saiba como desenvolver sua fintech e implementar tecnologias atuais, assim como aconteceu com a Nubank e com o Bradesco, que, inclusive, foi desenvolvido pela X-Apps.

-

O uso de sistemas de reconhecimento facial deve se tornar a grande tendência em aplicativos de pagamentos nos próximos anos. Pelo menos é isso que aponta uma pesquisa realizada pela Juniper Research, empresa especializada em análises sobre o mercado de TI.

De acordo com o relatório, especialistas do setor de tecnologia esperam um aumento de até 120% no uso desse sistema até o ano de 2025, o que deve impactar positivamente a segurança das transações on-line, principalmente de fintechs que se encontram em desenvolvimento.

Segundo o estudo, o número de usuários registrados e que utilizam essa tecnologia deve saltar de 671 milhões para mais de 1,4 bilhão daqui a quatro anos.

A justificativa encontrada pela empresa para esse aumento se deve ao desenvolvimento de um número maior de aparelhos mobile com o recurso de reconhecimento facial.

Nos últimos anos, empresas como Apple, Samsung, OnePlus e LG, implementaram essa tecnologia em seus smartphones.

Dispositivos Apple apresentam maior estabilidade nesse tipo de tecnologia

Entretanto, apesar dessa variedade de modelos, atualmente, a maior parte dos usuários registrados recorrem ao sistema iOS, presente nos dispositivos Apple, visto que o Face ID oferece uma segurança maior, tanto para as empresas quanto para os consumidores.

Porém, apesar desse setor de TI ser algo bastante promissor, é importante ressaltar que o desenvolvimento acelerado de soluções com esse tipo de recurso pode causar falhas estruturais em aplicativos, comprometendo dados sensíveis dos usuários.

Dessa forma, é importante que a tecnologia se desenvolva, mas com total segurança nos processos, seja com a implementação de uma IA mais robusta ou com uma criptografia mais complexa.

Reconhecimento de voz também deve se tornar um fator de autenticação

Além disso, o estudo realizado pela Juniper Research também aborda o uso de reconhecimento de voz para autenticação de pagamentos. Em 2020, eram 111 milhões de usuários registrados com esse tipo de recurso. Número que deve aumentar para 704 milhões em 2025.

Com isso, cria-se a possibilidade dos usuários utilizarem mais de uma ferramenta para verificação de dados, combinando fatores de autenticação como biometria, reconhecimento facial e reconhecimento de voz.

Atualmente, recurso já está disponível no Brasil…

Com a chegada do Pix como forma de transação bancária, em seu lançamento, o Banco Central definiu algumas regras para evitar fraudes, já que o desenvolvimento da tecnologia acelerou a forma como o dinheiro pode ser movimentado em solo brasileiro

Entretanto, apesar de positivo, o recurso também é uma via mais fácil para golpes e fraudes serem feitas com mais facilidade e agilidade pelos criminosos

Dessa forma, bancos físicos e digitais precisaram se adaptar à nova tecnologia, seja desenvolvendo novas soluções ou trazendo mais segurança para seus clientes. Dentre as que já estão em vigor, a iniciativa do Nubank vai ao encontro da pesquisa realizada pela Juniper Research.

Reconhecimento facial Nubank (Foto: Reprodução/Tecnoblog)

(Foto: Reprodução/Tecnoblog)

Funcionando tanto em dispositivos Android quanto iOS, a fintech agora solicita reconhecimento facial para transações de valor considerado alto, de acordo com cada perfil de cada usuário e com o limite de transação definido pelo cliente no app.

Além do Nubank, é esperado que outros bancos também desenvolvam essa tecnologia com maior complexidade e segurança, se adequando, assim, ao mercado.

Para ter ainda mais sucesso ao implementar essa tecnologia e desenvolver sua fintech, é importante contar com uma equipe experiente e especializada no que há de mais atual no mercado de TI.

Mais de 1 MILHÃO de clientes já usaram o novo Navegador Exclusivo Bradesco

Aqui na X-Apps, nossos profissionais estão sempre em contato com as principais tecnologias em desenvolvimento no Vale do Silício, buscando oferecer novas funcionalidades e recursos aos nossos clientes.

Um dos nossos maiores cases de sucesso é o Navegador Exclusivo Bradesco.

Desenvolvido pela X-Apps, o novo Navegador Exclusivo Bradesco vem com o plugin Java embarcado. Isso significa que o usuário não precisa mais baixar componentes de segurança externos no momento da autenticação. Com isso, o usuário ganha tempo e praticidade.

O aplicativo Bradesco, também desenvolvido pela X-Apps, possui conectividade com a BIA, uma inteligência artificial que possui mais de 30 milhões de interações por mês.

A BIA é a assistente virtual do banco Bradesco que se adaptou às diversas formas de comunicação do brasileiro para conseguir esclarecer as suas dúvidas. Além disso, ela foi treinada e continua em constante aprendizado, ampliando o seu repertório de questionamentos.

Você ainda não apostou em solucionar o problema do seu cliente com desenvolvimento de aplicativo ou sistema? Ainda há tempo! Entre em contato com a X-Apps e mude a experiência que o seu cliente tem com sua empresa.

Saiba mais:

- Como contratar um desenvolvedor de aplicativo e ter sucesso em seus projetos

- O que é inovação disruptiva e porquê você deve investir

- Aplicativos para empresas: saiba como ter seu próprio app

    Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter

Posts semelhantes

Tempo de Leitura
1
min
O que aprendemos no Insurance Day?

Acelere a sua empresa com a X-Apps

Alocar profissionaisSolicitar Orçamento
A X-Apps é um provedor de TI parceiro e aconselhada pelo
Receba nossos e-mails
Siga nossas redes sociais
O seu time de TI. Desenvolvimento de software sob demanda e alocação de profissionais.
Vamos conversar?
comercial@x-apps.com.br11 5083-0122

Rua Rodrigo Vieira, 126

Jardim Vila Mariana. São Paulo, SP.

CEP: 04115-060

Mapa do site
Termos de serviçoTermos de privacidade
Available in English