Montar SquadSolicitar Orçamento

Blog

Nossas últimas novidades
Tempo de Leitura
9
min

Como contratar um desenvolvedor de aplicativo e ter sucesso em seus projetos

Saiba como contratar um desenvolvedor de aplicativo, quais características ficar atento e como desburocratizar o processo com a nova plataforma da X-Apps.
April 08, 2021

Visão geral:

- Saber como contratar um desenvolvedor de aplicativo de forma rápida e ágil é fundamental para o desenvolvimento das ideias da sua empresa, principalmente com a alta competitividade no mercado de TI.

- Por conta da alta demanda e da falta de profissionais livres no mercado, contratar demanda tempo e se trata de um processo burocrático.

- Pensando em desburocratizar e te ajudar a ter profissionais mais rapidamente, a X-Apps lançou o Contrate Squads, nossa nova plataforma de contratação. Confira mais detalhes a seguir.

-

Você sabe como contratar um desenvolvedor de aplicativo para os projetos da sua empresa?

Com a alta competitividade do mercado de TI, encontrar o profissional ideal pode parecer uma tarefa complicada, burocrática e que demanda um tempo excessivo para as equipes de RH.

Aliado a isso, a incerteza sobre a qualidade técnica do profissional e também sobre suas soft skills pode dificultar ainda mais a contratação de um desenvolvedor de aplicativos.

Independente do nicho ao qual a empresa está situada, optar pelo desenvolvimento de soluções digitais é o primeiro passo para vencer a concorrência e transformar sua empresa.

De acordo com dados da Pew Research Center, até o final de 2021, cerca de US$ 6,3 trilhões devem ser movimentados pelo setor de desenvolvimento de apps. Por isso, é importante que sua empresa esteja alinhada às tendências e não fique de fora desses investimentos.

Pensando em te ajudar nesse momento de dúvida, a X-Apps elaborou um artigo para te mostrar como contratar um desenvolvedor de aplicativo de forma rápida, ágil e sem perda de qualidade. Com isso, você pode começar a desenvolver seu projeto o quanto antes.

Confira a seguir e conheça mais detalhes sobre o ‘Contrate Squads’, a plataforma de contratação da X-Apps.

Tem dúvidas sobre o processo de desenvolvimento de um aplicativo? Acesse nosso e-book, é grátis!

O que faz um desenvolvedor de aplicativos?

Um dos personagens mais importantes no mundo da tecnologia, o desenvolvedor de aplicativos e sistemas é o profissional que transforma uma simples ideia em um produto real.

Juntamente com outras áreas - como gestão e design -, é a partir dos conhecimentos desse profissional que sua empresa busca vencer a concorrência no mercado e também aumentar os lucros oferecendo uma boa experiência de uso a seus clientes, seja com a criação de um novo app ou de um sistema web.

No papel, isso pode parecer simples, porém, se tornar um desenvolvedor qualificado exige muito estudo e especialização na área de tecnologia, principalmente pela enorme quantidade de linguagens de programação, recursos e frameworks existentes atualmente.

Além disso, com o crescimento do número de startups no mundo e com o avanço da transformação digital, contratar um desenvolvedor de aplicativo se tornou uma tarefa complicada e burocrática, principalmente pela falta de mão de obra no mercado e pela alta demanda dessas empresas.

Ao final deste artigo, veja como você pode contratar um desenvolvedor de forma rápida e fácil no Contrate Squads, a plataforma de recrutamento da X-Apps.

Diferenças entre os níveis de experiência

Antes de sair buscando por um desenvolvedor para os projetos da sua empresa, é importante saber qual o nível de experiência que você busca em um profissional.

Dentro do mercado de tecnologia, podemos separar os desenvolvedores em quatro níveis de qualificação: Júnior, Pleno, Sênior e Master.

O nível júnior é caracterizado por profissionais com pouquíssima experiência e que estão em busca de crescimento em uma empresa.

Por conta disso, se você busca um desenvolvedor para tarefas de menor complexidade ou possui poucas exigências no desenvolvimento de soluções, contratar um profissional júnior pode ser a solução, já que seus custos são menores.

No entanto, caso busque por um desenvolvedor que tenha um certo nível de experiência e que esse profissional seja um dos tomadores de decisão no time de tecnologia da sua empresa, optar por um desenvolvedor pleno na hora de contratar é o ideal para o que você precisa.

Na grande maioria das vezes, esse profissional é capacitado em uma quantidade maior de linguagens de programação, já que ele conta com uma experiência consolidada de atuação no mercado de TI.

Além disso, os outros dois níveis são relacionados a profissionais que possuem ampla experiência no desenvolvimento de soluções.

Nesse caso, contratar profissionais de nível sênior e master exige um investimento maior, já que os custos de contratação precisam ser justos se você quiser competir com o mercado.

Em ambos os níveis, é esperado que esse profissional tenha uma maturidade emocional e consiga tomar decisões importantes para o futuro da empresa, assumindo posições de liderança dentro de uma equipe de tecnologia.

Aqui na X-Apps, nós trabalhamos com profissionais extremamente qualificados que fazem parte desses últimos dois níveis, oferecendo alta qualidade e agilidade no desenvolvimento de software para sua empresa.

Contratar um desenvolvedor de aplicativos sênior é garantia de liderança e produtividade

Você precisa de um desenvolvedor Back-End, Front-End ou Full-Stack?

Além da divisão por nível de experiência, por se tratar de uma área muito complexa, o mercado de tecnologia se divide também por setores de desenvolvimento, sendo os principais Back-End, Front-End e Full-Stack.

Quando se procura contratar um desenvolvedor de aplicativo especializado em Back-End, espera-se que o profissional seja capaz de lidar com atividades voltadas à estrutura de um sistema. 

Dessa forma, esse desenvolvedor é responsável por toda a parte interna como banco de dados, processamento de funções solicitadas pela parte Front-End, pela capacidade do software atender os usuários e também pela segurança dos dados.

Em contrapartida, o desenvolvedor Front-End é o responsável pela parte visual de um aplicativo ou sistema web, como botões e estruturação de páginas, setores que estão em contato frequente com o usuário.

Porém, se você busca alguém que seja especializado nessas duas áreas, contratar um profissional Full-Stack pode ser a solução, já que esse desenvolvedor consegue dar conta de ambos setores.

Saiba para qual plataforma você deseja desenvolver

Agora que você já se decidiu sobre o tipo de desenvolvedor que deseja contratar, é importante definir qual a melhor plataforma para sua empresa.

É claro que uma empresa que busca uma vantagem competitiva maior precisa atender a todos os públicos. Porém, isso pode não ser o caso em soluções mais específicas. 

Confira, a seguir, mais detalhes sobre o desenvolvimento de aplicativos para Android e iOS.

1. Desenvolvedor iOS

Ao optar por contratar um desenvolvedor iOS, é importante ter em mente que esse profissional precisa ser especializado nas ferramentas de desenvolvimento da Apple, como o XCode, por exemplo. 

É por meio dessa plataforma que o projeto será desenvolvido com uma linguagem de programação conhecida como Swift ou Objective-C - linguagem mais antiga, porém ainda utilizada.

Além disso, é importante que esse profissional tenha conhecimento também em Constraints para a criação de layouts em Front-End, em notificações push e também domínio de padrões de arquitetura como Viper.

Aliás, dominar APIs também é fundamental para o desenvolvimento de um aplicativo de qualidade.

2. Desenvolvedor Android

Já o desenvolvedor especializado em Android também precisa ter conhecimento em alguns elementos citados acima, porém, há outras particularidades.

Nesse caso, contratar um desenvolvedor de aplicativo especializado em Java ou Kotlin é o ideal. Além disso, ter conhecimento sobre a SDK Android e sobre software como Android Studio também é fundamental. 

Aliás, o desenvolvimento de soluções em dispositivos Android não se resume a isso. É importante que o profissional tenha domínio de API REST para estabelecer tipos de comunicação e experiência com o armazenamento offline, threading e otimização de desempenho.

Dessa forma, o profissional será capaz de projetar, construir e manter aplicações de alto desempenho rodando com com o mínimo de problemas.

Desenvolver aplicativos para iOS exige compreensão da linguagem Swift

Além das hard skills, as soft skills também são aspectos importantes

Apesar das hard skill citadas acima serem de extrema importância para o desenvolvimento de soluções, na hora de contratar um desenvolvedor de aplicativo é importante ficar atento às soft skills de cada profissional.

Isso é necessário porque cada empresa possui aspectos culturais particulares e, mesmo que você contrate um desenvolvedor sênior, ele pode não se integrar completamente à sua empresa, havendo necessidade de uma troca futura.

Por isso, é recomendado que você busque por desenvolvedores que sejam capazes de se adaptar às necessidades da empresa, seja na questão da cultura ou também em relação à linguagens de programação.

Além disso, ter facilidade em trabalhar em equipe é fundamental, já que, dificilmente, um desenvolvedor atuará sozinho dentro de uma empresa. Questões como motivação, habilidade em tomadas de decisão e facilidade de comunicação também são aspectos importantes de analisar na hora de contratar um desenvolvedor de aplicativo.

Por sorte, você pode ter acesso à nossa ferramenta de contratação gratuitamente. Nela, todos os profissionais disponíveis já possuem essas características e passam por uma bateria de testes antes de serem contratados oficialmente.

Ao acessar a ferramenta, você pode filtrar por linguagens de programação e contratar sem burocracia.

Aplicativos nativos, web ou híbridos…

Atualmente, quando se fala em desenvolvimento de aplicativos sob medida, existem três categorias: os nativos, os híbridos e as aplicações web (também conhecidas como Progressive Web App (PWA)).

Começando pelos nativos, esse tipo de aplicação faz parte da categoria padrão de um app. Ou seja, são aplicativos que podem ser baixados e instalados no smartphone por meio das App Stores.

Os aplicativos nativos utilizam toda a infraestrutura disponível no dispositivo mobile e requerem constantes atualizações, seja para corrigir problemas ou para adicionar novas funcionalidades.

Já os PWAs estão em constante crescimento e sendo adotados por diversas empresas do mundo. Diferente dos apps nativos, esse tipo de solução não precisa ser instalada no smartphone dos usuários, já que ele funciona via web.

Dessa forma, o aplicativo tem algumas vantagens interessantes, principalmente por não ocupar espaço no dispositivo móvel e ser mais acessível.

Além disso, no caso de necessidade de atualizações, as features são adicionadas ao sistema on-line, tirando essa obrigação dos usuários atualizarem manualmente.

Por fim, caso queira uma junção entre essas duas soluções, os sistemas híbridos também são comuns.

Afinal, como contratar um desenvolvedor de aplicativo?

Agora que você já conhece todos os aspectos que precisa levar em consideração antes de contratar um desenvolvedor de aplicativo, eu posso te apresentar melhor nossa ferramenta de contratação.

Atualmente, a X-Apps conta com a plataforma de contratação chamada ‘Contrate Squads’.

Ao acessar a ferramenta, você pode montar o seu time da maneira que achar ideal para o desenvolvimento do seu projeto, seja com desenvolvedores front-end, back-end, profissionais DevOps e até mesmo especialistas em computação em nuvem.

O funcionamento é bem simples: basta filtrar pela linguagem de programação que você deseja utilizar, arrastar seu desenvolvedor favorito para o carrinho e preencher o formulário de solicitação.

Nossa equipe vai entrar em contato, e assim, daremos andamento à implementação do squad na sua empresa. 

É rápido e fácil!

Para ter acesso ao Contrate Squads e entender melhor como funciona a ferramenta, basta acessar a plataforma pelo ícone no topo do site.

Saiba mais:

- Sistemas Legados: saiba porquê você deve atualizar

- O que é Design Sprint: conheça a metodologia e como aplicá-la

- Tecnologia no Agronegócio: saiba como ajudar sua empresa

    Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter

Posts semelhantes

Tempo de Leitura
3
min
Cuidados ao validar um projeto de desenvolvimento de software

Acelere a sua empresa com a X-Apps

Alocar profissionaisSolicitar Orçamento
A X-Apps é um provedor de TI parceiro e aconselhada pelo
Receba nossos e-mails
Siga nossas redes sociais
O seu time de TI. Desenvolvimento de software sob demanda e alocação de profissionais.
Vamos conversar?
comercial@x-apps.com.br11 5083-0122

Rua Rodrigo Vieira, 126

Jardim Vila Mariana. São Paulo, SP.

CEP: 04115-060

Mapa do site
Termos de serviçoTermos de privacidade
Available in English