Montar SquadSolicitar Orçamento

Blog

Nossas últimas novidades
Tempo de Leitura
8
min

Sistemas Legados: saiba porquê você deve atualizar

Conheça tudo sobre os sistemas legados, quais suas características e saiba porquê você deve investir no desenvolvimento de soluções mais modernas.
March 23, 2021

Visão geral:

* Sistemas legados são softwares desenvolvidos em gerações passadas e que agora se tornaram obsoletos pela falta de atualizações constantes.

* Hoje em dia, com a grande quantidade de integrações que podem ser feitas em um sistema (web ou app), utilizar um software ultrapassado pode limitar o desenvolvimento do seu negócio.

* Por conta disso, buscar a modernização e a automação dos processos é fundamental. Procure por uma empresa especialista em desenvolvimento de software, como a X-Apps. Saiba mais detalhes ao longo do artigo a seguir.

-

A sua empresa ainda faz uso de sistemas legados?

Com o avanço da tecnologia, esse modelo de negócio ficou marcado pela limitação causada em empresas que utilizam esse tipo de solução. Apesar de ser ainda bastante utilizado, os sistemas legados foram desenvolvidos nas gerações passadas e não são capazes de competir com os sistemas mais modernos.

Hoje em dia, quem segue à risca o que o mercado pede, seja no desenvolvimento de novos produtos ou na implementação de novas tecnologias, tende a chamar a atenção de um número maior de clientes, vencendo, assim, a concorrência.

Dessa forma, utilizar sistemas legados nos dias atuais pode ser um tiro no pé de quem busca crescimento exponencial para seu negócio.

Quer saber como modernizar sua empresa e ganhar vantagem competitiva? Confira todos os detalhes ao longo deste artigo!

Tem dúvidas sobre o processo de desenvolvimento de um aplicativo? Acesse nosso e-book, é grátis!

Primeiramente, o que são sistemas legados?

Muito comum em empresas mais antigas e tradicionais, os sistemas legados são softwares e plataformas que se tornaram obsoletos com o passar dos anos.

Desenvolvidos lá trás, com o surgimento das primeiras fábricas de software, esses sistemas deixaram de receber atualizações constantes e, por comodidade, grande parte das empresas ainda mantiveram seu uso, sem que houvesse uma atualização para um software mais atual.

Esses sistemas possuem características específicas que podem limitar o desenvolvimento da empresa, justamente por estarem obsoletos e por dependerem bastante do trabalho manual humano.

Além disso, grande parte dos sistemas legados foram desenvolvidos em um planejamento adequado, utilizam linguagens de programação muito mais complexas e ultrapassadas, e possuem código-fonte de difícil acesso, o que dificulta novas implementações e correções de bugs.

Se antigamente isso era comum, hoje em dia, uma grande quantidade de empresas já se adaptou à transformação digital, contando com soluções modernas e automatizadas, o que auxilia nos processos diários dentro de um negócio.

Desenvolver softwares modernos exige planejamento e organização

Por que as empresas ainda utilizam sistemas legados?

Apesar da modernização na área de tecnologia e com uma grande quantidade de opções oferecidas no mercado, é bastante comum que os sistemas legados ainda sejam utilizados atualmente.

Dentre os principais motivos para isso faz relação a aspectos culturais de cada negócio. Ou seja, se uma empresa não possui características de inovação e tem uma estrutura bastante analógica internamente, é muito provável que os gestores não tenham interesse em fazer grandes alterações na forma como os profissionais trabalham, seja atualizando um software ou implementando outro do zero.

Além disso, a dificuldade de atualização e o tempo que esse processo de implementação pode levar acaba desestimulando os executivos a realizarem grandes alterações estruturais na empresa.

Dessa forma, apesar de perder vantagem competitiva com concorrentes que se adequam à softwares mais modernos, a empresa não precisa ter custos extras com a contratação de especialistas em tecnologia, com treinamentos e etc.

Quais as principais características desse tipo de sistema?

Por ter sido desenvolvido sem um planejamento adequado, um sistema legado apresenta características e aspectos que são marcantes, principalmente para quem já utilizou um sistema moderno ou não está acostumado com os softwares de antigamente.

Confira, a seguir, quais são as principais características dos sistemas legados.

1. Software desatualizado

A primeira característica de um sistema legado é a falta de atualização dos softwares que foram desenvolvidos no passado. Como muitas das empresas hoje ou não existem mais ou passaram por um total reformulação no modelo de negócio, empresas que fizeram a compra de um software acabaram ficando sem atualizações.

É muito comum encontrar softwares com telas de baixa resolução, janelas características das primeiras versões do Windows e até mesmo telas que remetem ao DOS. Por conta dessa falta de atualizações, as empresas precisam lidar com bugs constantes, travamentos sem justificativas e até mesmo falta de segurança em dados mais sensíveis.

2. Uso de tecnologia antiga

Outra característica presente em sistemas legados é o uso de tecnologias ultrapassadas. Muito por conta do surgimento de novas linguagens de programação, muitas delas ficaram obsoletas por conta da dificuldade de implementação e falta de compatibilidade com APIs que surgiram nos tempos atuais.

Como citado anteriormente, muitos dos travamentos podem acontecer nesses sistemas e uma das justificativas é justamente o uso dessas linguagens de programação mais pesadas e obsoletas. Hoje em dia, pode-se desenvolver um software com muito mais organização e desempenho para o usuário e sem que haja engasgos frequentes.

3. Mobile First? Aqui não…

Diferente do que acontece atualmente, no passado o desenvolvimento de soluções não seguia conceitos como o de Mobile First. Dessa forma, muitas das empresas que mantêm sistemas legados acabam por ficar em desvantagem da concorrência.

Hoje em dia, a grande maioria dos usuários tem como preferência acessar serviços via smartphone, muito por conta da facilidade e da mobilidade que o dispositivo oferece.

Ao limitar o uso de um sistema apenas para o computador, uma grande parte dos seus clientes em potencial podem preferir escolher um concorrente.

4. Falta de escalabilidade

Principalmente para empresas que buscam crescer de forma rápida no mercado, ter um sistema legado pode atrapalhar seus planos na questão da escalabilidade. Com a necessidade de implementar novas funções, recursos e afins com o passar do tempo, esse tipo de software não permite que alterações sejam feitas de forma natural e ágil.

Dessa forma, sua empresa fica limitada às funcionalidades já existentes no sistema, funcionando como uma barreira de crescimento. Quando se opta por desenvolver um software sob medida para seu negócio, o suporte é constante, permitindo que sua equipe faça adições quando for necessário e sua empresa seja realmente escalável.

5. Incompatibilidade com integrações

A incompatibilidade com integrações e APIs é outra característica dos sistemas legados. Atualmente, existem uma série de aplicações e soluções voltadas para o mundo corporativo que permitem ter uma visão mais detalhada sobre os processos da sua empresa. Por conta disso, é super importante que seu sistema seja moderno, de modo que ele consiga fazer integrações com ferramentas existentes na web.

Quando se possui um sistema legado na sua empresa, isso não é possível. Como essas integrações utilizam linguagens de programação mais modernas, a sincronização de ferramentas é inviável de ser feita. Essa é mais uma prova de como esses sistemas legados limitam o desenvolvimento da sua empresa.

6. Falta de segurança nos servidores

Com o desenvolvimento constante da computação em nuvem, atualmente é muito difícil encontrar uma empresa que não faça uso desses recursos para o armazenamento de dados. Na época em que foram produzidos pelas fábricas de software, esses sistemas legados tinham como base servidores locais para que funcionassem da maneira esperada.

Isso demandava um grande investimento das empresas em infraestrutura, principalmente na construção de grandes salas refrigeradas onde os servidores precisavam ser armazenados. Hoje em dia, isso não é mais necessário.

Com a grande quantidade de empresas e recursos em nuvem disponibilizados na web, pagando um valor mensal é possível ter toda a segurança para os dados gerados pela sua empresa. Porém, essa integração pode ser feita apenas no desenvolvimento de sistemas e aplicativos modernos, sistemas legados também são limitados nesse aspecto.

Atualmente, a maioria das empresas seguem o conceito de Mobile First

Quais os benefícios de migrar seu sistema para um mais atual?

Investimento é a alma do negócio. Porém, não basta apenas investir em profissionais qualificados e em métodos de desenvolvimento de negócio. É importantíssimo que os investimentos em tecnologia estejam à altura do que sua empresa realmente merece.

Sendo assim, contar com uma empresa especializada no desenvolvimento de softwares sob demanda é fundamental para a modernização do seu negócio e também para atrair o maior número possível de clientes, seja com funcionalidades exclusivas ou com produtos que possam vencer a concorrência.

Dessa forma, ao migrar de um sistema legado para um moderno, sua empresa ganha em produtividade, já que a maioria dos processos se tornam automatizados e deixam de ser manuais.

Além disso, com a grande quantidade de dados que uma empresa pode gerar, ter ferramentas inteligentes capazes de fornecer feedbacks e insights sobre esses dados também é importante para o crescimento futuro. Aliás, outro ponto importante é na economia com gastos desnecessários, como os de manutenção, por exemplo.

Quando se possui um sistema legado, as manutenções são mais constantes, visto que os erros e bugs são mais comuns. Dessa forma, há um gasto excessivo que não acontece quando se possui um aplicativo personalizado feito sob medida.

Como faço para modernizar minha empresa?

Um dos principais dilemas de quem busca por uma atualização e modernização de sistemas é: como fazer isso sem afetar a produtividade e os resultados da minha empresa?

Desenvolver um sistema atual precisa de planejamento e de uma cultura aberta à inovação. Por isso, antes de procurar por uma empresa de desenvolvimento é importante que essa cultura seja implementada no seu negócio e nos profissionais que fazem parte dele.

Ao confiar a modernização da sua empresa à uma fábrica de software, é importante que sua escolha passe por uma que tenha boas referências no mercado e que se mantenha sempre em constante contato com o que há de mais novo em tecnologia.

Aqui na X-Apps, nós trabalhamos com as linguagens de programação mais utilizadas pelo Vale do Silício, o maior polo de tecnologia do mundo.

Além disso, temos uma série de cases que fizeram sucesso no mercado, agradando tanto a empresa quanto o usuário final do app/sistema.

Quer saber mais sobre nosso trabalho? Acesse nosso portfólio.

Caso queira modernizar os sistemas da sua empresa, a X-Apps conta com profissionais experientes que executam seu planejamento no prazo desejado, gerando mais economia e valor agregado para um mercado que exige cada vez mais inovações.

Se você pensa em desenvolver um software, entre em contato com a gente. Temos a solução certa para o que sua empresa precisa.

Saiba mais:

- O que é Design Sprint: conheça a metodologia e como aplicá-la

- O que é Squad: saiba seus benefícios e como contratar

- Staff on Demand: saiba o que é e quais as vantagens para sua empresa

    Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter

Posts semelhantes

Tempo de Leitura
4
min
Como transformar sua empresa em uma organização exponencial

Acelere a sua empresa com a X-Apps

Alocar profissionaisSolicitar Orçamento
A X-Apps é um provedor de TI parceiro e aconselhada pelo
Receba nossos e-mails
Siga nossas redes sociais
O seu time de TI. Desenvolvimento de software sob demanda e alocação de profissionais.
Vamos conversar?
comercial@x-apps.com.br11 5083-0122

Rua Rodrigo Vieira, 126

Jardim Vila Mariana. São Paulo, SP.

CEP: 04115-060

Mapa do site
Termos de serviçoTermos de privacidade
Available in English