Montar SquadSolicitar Orçamento

Blog

Nossas últimas novidades
Tempo de Leitura
8
min

Software sob medida: 5 vantagens para sua empresa

Contratar uma empresa especializada em desenvolvimento de software sob medida auxilia no aumento da produtividade da sua equipe interna; saiba mais
December 28, 2020

Visão geral:

* Uma empresa especializada em software sob medida garante um tempo de implementação da tecnologia menor e diminui a burocracia;

* Diferente das soluções já prontas do mercado, esse tipo de projeto pode ser personalizado para o que você mais necessita;

* Conheça mais detalhes sobre como é feito o processo de desenvolvimento e quais são os principais passos para o sucesso de uma ideia.

-

Contratar uma empresa especializada em desenvolvimento de software sob medida pode alavancar consideravelmente o seu negócio.

Mas de que forma?

Se você está acostumado com softwares de prateleira que não possuem todas as funcionalidades que você precisa, isso pode ser um grande indicativo de que chegou a hora de investir em um outro tipo de solução.

Atualmente existem diversas startups que buscam esse tipo de software, principalmente por conta da personalização e da facilidade de uso.

Neste tipo de negócio, é possível desenvolver todo um sistema com a cara da sua empresa, sem funcionalidades que possam ser fúteis para seu negócio e apenas com aquilo que você realmente precisa. 

Ah, mas quais são as vantagens que um software sob medida pode oferecer? Como funciona o desenvolvimento? Vale a pena investir?

Confira todos esses detalhes nas linhas a seguir!

Mas, afinal, o que é um software sob medida?

Um projeto de software sob medida é aquele projeto que foi desenvolvido exclusivamente para as necessidades da sua empresa.

Esse modelo de negócio é bem mais flexível e traz uma série de benefícios em comparação aos tradicionais softwares de prateleira, que oferecem soluções já prontas, necessitando que sua empresa se adapte a eles.

Apesar de ser um alto investimento, o ganho na economia de tempo nessa fase de adaptação, em treinamentos aos profissionais e também por trazer uma maior facilidade de uso acabam por compensar esse valor investido ao longo dos anos, oferecendo um retorno financeiro maior.

Aliás, para que o projeto realmente tenha sucesso é preciso que algumas importantes etapas sejam cumpridas, como organização, validação do projeto com o cliente e o desenvolvimento de software ágil em si, temas esses que abordaremos com mais detalhes a seguir.

Quais são as etapas de desenvolvimento de um software sob medida?

Como as empresas que fornecem o serviço de desenvolvimento de software sob medida são da área da tecnologia, a grande maioria delas se utilizam de metodologias ágeis que prezam pelo conceito “lean” (enxuto).

Isso significa que um projeto de desenvolvimento precisará ter o melhor resultado possível em um curto espaço de execução.

Para que tudo aconteça como planejado e seguindo esse conceito ágil, o processo de desenvolvimento de software sob medida se divide em, basicamente, seis etapas:

A primeira delas é a definição de quais serão as regras do negócio para que o software possa começar a ser desenhado pela equipe.

Na sequência, um dos passos mais importantes é a validação desses requisitos entre a empresa contratante e a desenvolvedora. Dessa forma, o projeto pode ser iniciado o quanto antes.

Já com o processo de desenvolvimento iniciado, os primeiros objetivos a serem concluídos é a montagem dos protótipos para o negócio, a codificação e os testes de desenvolvimento, de modo a analisar se já é viável entregar o projeto ao cliente ou se há a presença de falhas estruturais.

Finalizando o fluxo de trabalho entra a parte da homologação do aplicativo/sistema em questão e também os possíveis ajustes solicitados pelo cliente depois da entrega dos protótipos.

Posteriormente a isso, a equipe de tecnologia da empresa contratada realiza manutenções assim que necessário, sempre de olho na melhoria contínua da utilização do software recém-criado.

Ao seguir esse fluxo de trabalho, as empresas de desenvolvimento de software sob medida conseguem explicar melhor ao cliente as etapas a serem cumpridas enquanto organizam, internamente, as demandas por especificidades técnicas em cada parte do projeto.

E quais são as principais vantagens para a minha empresa?

1. É exclusivo para o que você precisa

Um dos pontos positivos de escolher por desenvolver um software sob medida é a questão do atendimento às suas necessidades.

Logo a partir do primeiro contato, diversos diagnósticos sobre a sua ideia são realizados, de modo que a empresa contratada possa entender melhor quais são suas reais necessidades. 

Dentro desse processo, são feitas análises sobre quais funcionalidades são mais viáveis de serem feitas, quanto tempo levaria para a execução total do projeto e quais os valores que o negócio pode ter.

Com o projeto todo arquitetado, feedbacks são realizados durante o desenvolvimento a fim de entender qual o nível de satisfação do cliente com o que foi produzido até então.

Diferente do que acontece em softwares genéricos, com a contratação de uma empresa de software sob medida, seu projeto não vai conter funcionalidades extras que você não solicitou e que podem pesar na estrutura do produto, ou até mesmo faltar funcionalidades que seriam essenciais para seu negócio.

Em razão disso, o produto passa a ser “exclusivo” para o que você realmente precisa, aumentando os seus resultados e a organização da sua empresa logo após a implementação do projeto.

2. Tem tempo de implementação menor

Se você já teve contato com os chamados softwares de prateleira você deve ter percebido que demanda bastante tempo para que todos os profissionais da sua empresa consigam realizar suas tarefas com excelência.

Isso acontece pois como o sistema é implementado todo de uma vez é preciso migrar de forma rápida para não comprometer os resultados do seu negócio.

Porém, essa prática pode comprometer e muito a produtividade do seu time, já que, agora, eles precisarão de um tempo mínimo de treinamento na nova plataforma.

Com a presença de um software sob medida esse processo de adaptação é menor. 

Mas, como assim?

Nesse tipo de negócio, o projeto é todo dividido por etapas e feito a partir de um cronograma. Com isso, um MVP é entregue ao cliente de modo que ele consiga exercer as principais funções da empresa no produto em questão.

Após essa primeira implementação, mais funcionalidades vão sendo adicionadas com o decorrer dos dias, aumentando a eficiência do projeto, já que não será preciso demandar tanto tempo assim com treinamentos.

3. Possui facilidade de uso

Outra vantagem interessante presente em um software sob medida é a facilidade no uso do sistema. Muitas vezes os softwares mais genéricos contam com funcionalidades em excesso que acabam dificultando o entendimento de como funciona o produto.

No dia a dia, essa estrutura de software torna-se um problema principalmente para acessar funções mais simples ou que demandam agilidade do profissional.

Nesse caso, somente um software sob medida pode te ajudar. 

Como dito anteriormente, um projeto de software personalizado para o que você precisa não tem esse tipo de problema, já que todas as funcionalidades serão utilizadas para determinado tipo de demanda.

Além disso, por se tratar de um projeto feito exclusivamente para sua empresa, os aspectos visuais serão mais agradáveis e intuitivos, aumentando a praticidade no dia a dia.

Ter isso em mente é fundamental para que sua empresa consiga criar uma vantagem realmente competitiva em relação aos concorrentes do mercado e do nicho de atuação.

4. Conta com especialistas no assunto

A contratação de um software sob medida proporciona à sua empresa a presença de profissionais extremamente capacitados cuidando do setor de tecnologia.

É bastante comum que em empresas menores, e em startups que estão dando seus primeiros passos, a equipe interna ainda seja pequena e com poucos profissionais.

Dessa forma, quando se contrata um software de prateleira, esse processo de aprendizado e treinamento pode atrapalhar a equipe que já está sobrecarregada de funções diárias que visam crescimento do seu negócio.

Em um software sob medida isso não acontece. Quando você contrata uma equipe especializada em tecnologia para tomar conta do projeto em questão, seu time interno pode focar em outros processos mais estratégicos.

Com o passar do tempo e com as implementações do software acontecendo de forma planejada, a produtividade da equipe tende a se manter alta, já que fica mais fácil se adaptar ao software.

Além disso, caso o produto em questão tenha algum tipo de problema, em softwares genéricos isso pode demandar bastante tempo para que seja corrigido e ajustado.

Esse aspecto do negócio é totalmente diferente em softwares sob medida, visto que as modificações e correções na estrutura do projeto podem ser feitas com as operações da empresa em andamento. 

5. Oferece bom custo-benefício

A oferta de um produto com bom custo-benefício é outra importante vantagem na contratação de uma empresa especializada em software sob medida.

Podendo ser considerada como uma consequência das vantagens citadas anteriormente, esse modelo de negócio tende a trazer benefícios maiores a médio-longo prazo, oferecendo uma boa economia para sua empresa no futuro.

Apesar de, em um primeiro momento, parecer um valor alto e que pode assustar interessados na contratação do serviço, o projeto tem uma vida útil muito maior do que os softwares genéricos.

Como explicado anteriormente, isso acontece em razão de que novas funcionalidades e atualizações podem sempre ser adicionadas ao projeto inicial, acompanhando o ritmo de crescimento da empresa, seja no lançamento de novos produtos no mercado ou no aumento do número de clientes.

Além disso, como todo o processo burocrático é menor e não demanda tanto do seu time interno, isso auxilia na manutenção da produtividade dos profissionais da sua empresa.

Como saber se minha empresa precisa mesmo de um software?

A melhor maneira de saber se sua empresa precisa de um software sob medida é fazendo uma análise detalhada de como anda o seu negócio atualmente. O primeiro sinal de que as coisas não estão bem é a relação entre seu produto e o seu cliente. Por isso, responda a seguinte questão:

Sua empresa tem capacidade de atender às exigências do mercado?

Se a resposta for não, pode ser que o sistema que você utiliza atualmente esteja limitando o crescimento do seu negócio.

Além disso, é importante refletir sobre como anda o nível de satisfação do cliente com o seu produto, visto que um software sob medida pode aumentar significativamente esse aspecto.

Aliás, o termômetro da sua startup é a fidelidade de seus clientes. Saiba ouvir sugestões e críticas, e também busque encontrar soluções para suas principais dores.

Porém, faço um alerta: a grande parte dos problemas podem ser resolvidos e solucionados por meio da contratação de uma empresa especializada nesse tipo de software.

Uma empresa que ainda não se adaptou a esse modelo de negócio mais ágil e flexível acaba por perder clientes, já que grande parte das empresas hoje em dia já possuem um sistema personalizado e próprio para suas necessidades, inclusive suas próprias concorrentes.

Aqui na X-Apps, diversas empresas que tinham esses gaps já nos procuraram e sempre pudemos oferecer aquilo que eles realmente precisavam.

Quer saber mais como podemos te ajudar no desenvolvimento de softwares sob medida? Fale com a gente!

    Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter

Posts semelhantes

Tempo de Leitura
4
min
Como transformar sua empresa em uma organização exponencial

Acelere a sua empresa com a X-Apps

Alocar profissionaisSolicitar Orçamento
A X-Apps é um provedor de TI parceiro e aconselhada pelo
Receba nossos e-mails
Siga nossas redes sociais
O seu time de TI. Desenvolvimento de software sob demanda e alocação de profissionais.
Vamos conversar?
comercial@x-apps.com.br11 5083-0122

Rua Rodrigo Vieira, 126

Jardim Vila Mariana. São Paulo, SP.

CEP: 04115-060

Mapa do site
Termos de serviçoTermos de privacidade
Available in English